Um quadro sempre precisa de alguns cuidados importantes, que podem passar despercebido no decorrer dos dias, nas ações aplicadas diretamente sobre a obra e que interfere na sua beleza a médio e longo prazo. Principalmente quando se trata de obras de arte.
Vamos listar algumas dicas fáceis, que podem ajudar na hora de escolher uma parede ou local para expor seu quadro e alguns cuidados na manutenção diária que ajuda a conservar a beleza da obra.
Exposição ao Sol:
O sol é um grande vilão às obras de arte, pois a exposição diária pode manchar, causar rachaduras na tinta e marcas que dependendo da intensidade, se torna irreversível.
Produtos químicos:
Nunca use produtos químicos ou água para a limpeza de sua tela ou moldura. Para retirar algumas poeiras dê preferências ao pano seco e macio ou até um pincel, mas passe-o com calma.
Para limpezas mais complexas, contrate um profissional especializado, assim você tera a garantia da integridade da sua obra.
Atenção: Não aconselhamos pano úmido, porque nesse caso vai depender da força aplicada para torcer o pano e retirar o excesso de água.
Infiltração:
Cuidado ao instalar o quadro em paredes com infiltrações, ou caso aconteça, retire imediatamente. As infiltrações podem mofar e danificar a obra.
Transporte:
Sempre que precisar transportar um quadro, proteja os cantos (Recorte quadro pedaços de papelão em formato retangular, 12 cm x 24 cm) e envolva cada canto do quadro, depois o embale com plástico bolha. Ah, as bolhas para dentro, para aumentar a proteção.
Nunca coloque nada sobre a tela. Caso tenha mais quadros para transportar, depois de embalados empilhe sempre um de frente para o outro, assim a moldura protege a tela ou vidro.
Modelo:
Gostou da dica? Clica curtir!